quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jorge Selarón

Escadaria | Foto: Nelson Porto

 O artista plástico Jorge Selarón nasceu no Chile, em 1947, e passou por mais de 50 países antes de chegar ao Brasil em 1983. Selarón foi tão bem acolhido pelo povo brasileiro que, como agradecimento, decidiu deixar uma homenagem ao país. No ano de 1990, já era um dos personagens mais conhecidos da Lapa, famoso por suas obras de mulheres negras grávidas. Neste mesmo ano, começou seu trabalho na suja escadaria do Convento de Santa Teresa, que ficava ao do lado de sua casa, na Rua Teotônio Regadas.

Foto: Nelson Porto
A escada de 215 degraus e 125 metros que liga a Lapa ao bairro de Santa Teresa ganhou as cores da bandeira brasileira devido a copa de 94. Com mais de 2 mil azulejos, provenientes de 82 países, o artista decorou a escada, criando também um jardim, feito com banheiras antigas. No auge de sua obra, Selarón só parava de produzir quando acabavam os recursos para comprar material. Nessa hora, pintava quadros para juntar dinheiro e poder voltar à sua obra. Foi preciso vender 25 mil telas para completar a escadaria.


Selarón, que tem como grande característica o uso excessivo da cor vermelha (não só nos mosaicos mas também em sua roupa, sandália e na inseparável bicicleta), assume que seu grande sonho é manter a sua obra.


Mais conhecida como Escadaria Selarón, o local virou ponto turístico. Foi cenário de clipes e comerciais, reportagem para revistas e jornais no mundo inteiro. "Nunca esquecerei o dia em que uma modelo norte-americarta posou nua em minha obra-prima" disse o artista.


Responsável também por obras nos arcos da Lapa, como por exemplo a que diz “só acabarei este sonho louco e inédito no último dia da minha vida”, Selarón levou dois cineastas brasileiros a produzir um documentário sobre suas obras.


Recentemente, a prefeitura tombou a Escadaria e deu à Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.


Selarón | Foto: Nelson Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.