quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sônia Baiana e o Acarajé da Feira Rio Antigo!

Sônia Baiana durante a última Feira Rio Antigo.
Toda vez que vamos à feira Rio Antigo, é parada obrigatória comer um acarajé. A banca caprichada de Sônia fica na esquina da rua do Lavradio com a Rua da Relação. Dessa vez, decidimos apresentar ela para quem ainda não conhece!


Sônia Baiana veio para o Rio há pouco mais de 20 anos. Trazia na bagagem os segredos culinários da avó, e o desejo de mostrar aos cariocas esse talento na gastronomia. Mãe de dois filhos, prepara o acarajé com a consciência de estar fazendo um trabalho que vai muito além de vender acarajé. Moradora orgulhosa do bairro de Mesquita, tem o discurso consciente e afiado:


"Eu represento um segmento da cultura Afro, que é a gastronomia. Falar que sou apenas uma vendedora de acarajé é muito pouco. O que faço é um resgate cultural”, afirma.


Cuidadosa e exigente, ela recebe o azeite de dendê enviado por parentes, e vestida à caráter, apresenta seu acarajé em tabuleiros e panelas de barro, com toalhas de renda, conforme as tradições que aprendeu com a avó. "Faço tudo conforme a nossa tradição, tudo é original", completa, orgulhosa.


Sônia contou com o apoio da Incubadora Afro-Brasileira, que investe em qualificação e inclusão social. Chegou a ser transformada em personagem de história em quadrinhos, para uma revista de divulgação da incubadora.


Sônia monta sua barraca na Feira Rio Antigo (vai ter outra, agora, dia 18), na rua do Lavradio todo primeiro sábado do mês, às segundas-feiras na Pedra do Sal, e em outros locais. 


Mais importante, ela faz eventos e festas, aniversários e confraternizações, sempre vestida à carater. Para maiores informações:


Blog da Sônia
(55 21) 9837-1223
(55 21) 3244-2294

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.